mardi, juin 21

Fête de la Musique

Incrível a dimensão do evento que hoje paralisou Paris.

Centenas e centenas de músicos espalharam-se um pouco por toda a cidade e, durante todo o dia, houve concertos de todos os estilos, em todos os cenários, com todo o tipo de público. Loucura total.

O programa da festa já dava para ter a ideia do que ia acontecer. Dezenas de espectáculos em cada Arrondissement, o difícil era escolher. Mas o melhor é não escolher mesmo - é optar por uma zona e ir deambulando pelas ruas pois, literalmente a cada esquina, havia um grupo qualquer a tocar um qualquer género de música. E a surpresa torna a experiência ainda mais deliciosa.

Foi assim que passámos por inúmeras bandas de rock amador, DJs, um coro evangélico, um grupo infantil, batucadas, uma big band, uma mini-rave no Marais, e sei lá mais o quê.

Lá para o fim da tarde, então, na Rive Gauche (claramente, a margem Sul rules em Paris), fecharam as principais ruas ao trânsito (Boulevard St. Germain incluída) e uma multidão invadiu toda a zona, num ambiente que fazia lembrar os Santos Populares, mas num género... diferente.

Claro que a única coisa que estragou a festa (como sempre aqui em Paris) foi o facto de tudo acabar cedíssimo! Nunca me vou adaptar (ou compreender) estes horários juvenis. No momento em que a loucura estava no seu pique (na tal sessão de música techno numa rua do Marais) tiraram a música, e deixaram tudo a olhar para o ar. Eram no máximo 01h30! Mas enfim...

Foi espectacular na mesma. Paris como nunca a tinha visto ainda. E como provavelmente não vou voltar a ver.




algures ao pé de Odeon, tudo a soprar e a vibrar com a MÚSICA

1 Comments:

At 2:47 PM, Blogger MP said...

eu nunca disse q era exclusivo de Paris.
Pelo contrário, realiza-se em mtos sítios.
Brasil, um pouco por toda a Europa...
Já em PT, a festa da música tem um conceito algo diferente...

 

Enregistrer un commentaire

<< Home