mercredi, avril 13

Sampas no seu melhor

Sampaio em SciencesPo para dar uma palestra.

Com medo de que ninguém o quisesse ir ver, e para que não tivesse que falar para uma sala vazia, os tugas do DESUP decidiram baldar a aula do Franck e ir lá dar um apoiozinho ao Mr. President.

Afinal, lotação esgotadíssima, forte dispositivo de segurança e grande excitação a toda a volta.

Num francês impecável, Sampaio falou inicialmente sobre o processo de construção europeu, e o papel da Europa no século XXI. «Je suis un believer!» proclamou entusiasmado, gerando fortes aplausos na audiência, apesar do estrangeirismo.

Falou então nos desafios do alargamento e, claro está, abordou a questão da Constituição Europeia, tentando incutir algum juízo nos franceses, explicando-lhes porque é que devem dizer sim. «C'est essentielle pour le fonctionnement d'une Europe élargie – c'est ça la question la plus importante» explicou Sampaio.

Falou então no processo de adesão de Portugal à Europa (não faltou a referência ao 25 de Abril, claro, afirmando que foi a revolução dos cravos que levou a todos os processos de democratização que se seguiram, desde Espanha, Grécia, América Latina e Europa de Leste!?) e falou do papel de Portugal na nova UE alargada.



Afirmou ainda já não acreditar nos referendos como antes (se calhar preconizando o NÂO dos franceses; ou então preparando-se para fazer a vida difícil à esquerda).

E disponibilizou-se então para as perguntas dos estudantes.

Eis uma transcrição (documentada, mas não sei se muito fiel pois esta parte sou capaz de já não me lembrar bem) daquilo que se passou:

- Senhor Presidente, acha que o seu país está no bom caminho para recuperar o atraso em relação aos seus parceiros da União Europeia, que faz com que esteja na cauda de todas os rankings relativos ao desenvolvimento económico e social na UE?

- Ora bem... (Bonito! Isto começa bem! Já me estão a lixar!) Claro que sim meu caro jovem! Confiança é o que não falta. O futuro é dos portugueses. Rapidamente vamos recuperar esse atrasozito e alcançar o estatuto que as portuguesas e os portugueses merecem! Não se importa que eu me sente, não?

- Mas Senhor Presidente, não acha que o facto de as previsões para 2005 serem de que Portugal vai voltar a crescer muito abaixo da média europeia indicia que, se calhar, o seu optimismo é totalmente infundado?

- Ò Jovem! (Pronto! Este tirou o dia para me chatear!) As previsões valem o que valem, são como as sondagens. No final é que se fazem as contas. Tenho a certeza que os portugueses, com a sua coragem e determinação, e com a competência que se lhe reconhece, vão...

- Mas Senhor Presidente, como é que vão fazer isso se os trabalhadores portugueses são dos mais desqualificados na Europa e o se sistema educativo português tem um grave problema de qualidade, há um grave insucesso escolar, forte taxa de analfabetismo e...

- Podemos ter uma pergunta de outra pessoa qualquer? Para dar oportunidade a outros de participarem, claro, eu quero falar com todos! Talvez falar também de França?

- Senhor Presidente, Muito Boa Tarde.

Diga-me uma coisa, em França quando se pensa em Portugueses, pensa-se em trolhas e em porteiras de prédios. Acha que essa imagem reflecte o nível cultural do português médio?

-- Ouve lá, foi esse gajo aí ao lado que te mandou fazer essa pergunta, não foi?
Eu não respondo a provocações, estou acima disso. Se alguém quiser fazer uma pergunta como deve ser...

- Senhor Presidente, acha que o Sporting tem hipóteses de ganhar a Taça UEFA?

- Ora, agora sim. Finalmente uma pergunta com interesse. As minhas felicitações meu caro jovem. Quanto a essa matéria, eu tenho o seguinte a dizer-lhe:




- O mundo, sabe que, pelo teu amor eu sou doente




-...farei o meu melhor para te ver sempre na frente
irei onde o cora...ção me levar, e sem receio



-... farei o que eu puder, PELO MEU SPORTING!!!!

(O público irrompeu então num forte aplauso. Bandeiras e cachecóis do Sporting foram agitadas, confetis verdes caíram sobre as nossas cabeças e a Maria José pegou em dois pompons e começou a fazer uma coreografia!)


- Nós vamo-nos a eles! Vamos agarrá-los pelos tomates e abanar até eles perceberem o grande que o Sporting é! E o quão pequenos eles são. Os tomates.


- E só não vê isso quem não quer! Vai ser uma noite histórica para Portugal! E com essa grande vitória, o acréscimo de motivação e a alegria desmesurada que vai contagiar todos os portugueses, aí sim Portugal vai ganhar novo fôlego económico e disparar para os níveis do Luxemburgo na riqueza dos seus habitantes.

- Ah! e quem vai marcar os golos é o Liedson. De cabeça.

Grande Sampas pá!

4 Comments:

At 4:59 PM, Blogger Carla Luís said...

Brutal, brutal!!
Já linkei no meu blog para aqui, está excelente!!
Bjs!
****

 
At 5:27 PM, Anonymous Anonyme said...

Sampas no seu melhor e Miguel no seu melhor... já comentei algumas vezes a genialidade deste artigo (quer com amigos comuns, e a opinião é unânime, pois claro, quer com pessoas que nunca leram o teu blog - inclusive, o meu pai, a quem ando a cravar para tirar uns minutos de atenção para umas boas gargalhadas a ler este post), e só agora percebi que praticamente ninguém o comentou (excepção honrosa ao/à c.).

Claramente este é um daqueles casos em que a genialidade e o sucesso do post são inversamente proporcionais à existência de comentários... mas não desanimes... :-)

Kel

 
At 7:07 PM, Blogger MP said...

«Brutal; genial; lindo!»
Muito exagero que para ai vai.
Até pq as previsões do homem sairam todas ao lado. O liedson marca de cabeça! POis...

 
At 6:48 PM, Blogger Rita Maria said...

Lol!
PS:agora que aqui cheguei estou indecisa sobre se gosto mais do post se do último comentário :)

 

Enregistrer un commentaire

<< Home