lundi, octobre 10

2 - Amis

Abraçar uma experiência destas no estrangeiro é um empreendimento ao nível das Descobertas. É que descobre-se muita coisa – novos sítios, novas realidades, novas culturas e, obviamente, novas pessoas.
E melhor do que conhecer pessoas aqui e ali, é fazer amigos daqui e dali, que estão lá e que estarão, daqui a um tempo, noutro sítio qualquer, prontos para serem visitados : )
Conhecer pessoas com quem partilhar pequenos pedaços da vida origina novas experiências, potencia as aventuras vividas e constitui também um escape para a necessidade de se partilhar o que se está a descobrir. E quando as pessoas à tua voltam estão, também elas, a viver uma Descoberta, sentimo-nos parte de uma nova vaga de colonização global – a tribo das pessoas que se metem nestas coisas é de facto muito peculiar.
Aproveitei portanto estes meses para, na medida do que a minha timidez e independência permitiram, conhecer gente (muita) e fazer amigos (alguns).
Desde os latinos do DESUP, aos africanos da LUCIEN, aos franceses (sim, também os houve, embora bem menos do que pensaria) de PARIS. E, claro, aos tugas da TUGALÃNDIA, os emigrados e os emigrantes, e dezenas de outras nacionalidades encontradas na CitéU, nas aulas de francês, nos amigos dos amigos, etc.
Aproveitei ainda para reatar o contacto com alguns amigos de aventuras anteriores (ex-colegas de Bruxelas e co-emigrados). E espero portanto manter o contacto com os tais alguns, embora tenha a certeza que vai acabar por ser com menos do que os que eu pensava na hora da partida.

Por esta altura já me esqueci de grande parte dos nomes das pessoas que conheci. Mas ainda assim, vou tentar enumerar as que me lembro, mais ou menos por ordem cronológica: Joana, Ana, Lucien, Miguel, de Souza, Sofia, Sónia, Rocio, Gabriela, Álvaro, Maria, Miguel, Filippo, Giovanni, Giulia, Maura, Mathieu, Khedoudja, Rocio, Carolina, Genoveva, Raquel, Paloma, Sophie, Kateryna, Alex, Jaime, Ana Lola, Gabriela, Laura, Anorética, Achioly, Madame Beneieto, Beneieto, Nafilian, Alain, Sadio, Raquel, Alessandro, Flo, Ibrahim, Ines, Ivan, Ivan, Lorcan, Michael, Mira, Georgia, Maurício, Inma, Unai, Carolina, Leoni, Caroline, Amin, Alessandra, Federica, Rodnei, Selva, Sonja, Sagawah, Davide, Laurent, Fiona, David, Gini, Sandro, Jorg, Sissy, Huang, e muitos outros alguns dos quais estou a ver a cara (e até tenho fotos) mas não me lembro do nome (o q me está a irritar profundamente!), outros com os quais falei apenas uma ou duas vezes, nesta ou naquela festa, e dos quais me lembro muito pouco ou quase nada.
Espero manter contacto regular com pelo menos 14 deles, e visitar nos próximos tempos para aí uns 7 (parecem-me objectivos modestos e atingíveis).
A rede continua a expandir-se. E o que tem piada é o cozer.