jeudi, juillet 21

O meu Montinho

Hoje fui fazer um estágio para a longa viagem que se avizinha de Paris para Lisboa via Croácia.
800 kilómetros para percorrer a costa da Normandia e chegar ao Mont S. Michel (ou seja, o monte do Senhor Miguel - eu).

Partimos cedo, rumo a norte, esperando que a chuva fizesse um intervalo (e não é que fez!) e nos permitisse apreciar a viagem.

Devia ter (re)visto o Resgate do Soldado Ryan na véspera, mas não me lembrei de o fazer.

Percorrer a costa e as praias onde decorreu o desembarque dos aliados é impossível de fazer sem se estar sempre a imaginar os barcos a chegar, os paraquedistas a cair e as balas e morteiros a voar. Os bunkers ainda existentes e os inúmeros memoriais, e museus, e cruzes, e cemitérios também contribuem para a fuga da imaginação.

É uma sensação estranha. Que não agradou ao meu amigo Ivan, o Bosniak, que como viveu a guerra em primeira pessoa enquanto crescia não tem por estas coisas o mesmo "fascínio" descomprometido que eu.




Percorrida grande parte da Costa, andamos um pouco mais para Sudoeste rumo àquele que é um destino obrigatório, um daqueles que ninguém devia deixar de visitar pelo menos uma vez na vida.



Qualquer superlativo é insuficiente para descrever o sítio. Principalmente a vista de lá de cima. Quando se atravessam as portas da abadia e se sai para o terraço, bem lá no topo, e se vê aquela paisagem à frente. Enfim... Não há palavras.



Fizémos a visita nocturna (que claramente recomendo pois não só dá acesso a mais zonas da Abadia, como tem muito mais piada porque várias salas têm músicos lá dentro a tocar vários instrumentos e porque a paisagem ao fim do dia, principalmente se coincidir com a subida da maré e o consequente quase-isolamento do monte pela água do mar, é muito melhor).

Saímos de lá já tarde, quando o sol se punha mesmo por trás do Mont. Mais uma vez, sem palavras. Ainda bem que há fotos. Mesmo assim não fazem bem justiça ao cenário. Um espectáculo, a sério.



Claramente um sítio onde hei de voltar. Noutras circunstâncias, com outra companhia, mas com ainda mais expectativas. Que neste caso não são mal empregues pois dificilmente serão defraudadas.